domingo, 7 de março de 2010

Quando Falta Assunto

 
O blogueiro, nas últimas semanas


O maior sinal de decadência de um escritor, colunista ou blogueiro é quando ele resolve discorrer sobre a falta de assunto. O mais interessante é que os maiores mestres da palavra já caíram nessa vala comum. A princípio tentei evitar, mas depois de descobrir isso, considerei até uma honra me lambuzar nessa lama, que nem um pretinho do mangue.

Afinal, decadência mesmo é deixar um blog um mês sem atualizações decentes. Ainda bem que eu nunca passei por isso.

Mas, pra quem já ficou tanto tempo sem postar em blog, é evidente que o principal inimigo é a falta de assunto - e seu cão de guarda, a falta de inspiração. A sabedoria diz que, se não há nada para falar, o melhor é não falar nada. Como blogueiro não é sábio, na ausência de tema, ele fala sobre o tema ausente.

Tecnicamente falando, a falta de assunto é um vácuo na caixa craniana, uma bolha de ar ocupando espaço de onde deveria haver cérebro. Então, em vez de pensar, o portador dessa síndrome imagina apenas nuvens, folha de papel em branco, algodão doce sabor baunilha e uma tela de 21 polegadas com uma página do Word em branco.

A bolha de ar costuma entra no cérebro pelos ouvidos. Sim, quem ouve muita fofoca e papos sobre preço de roupas acaba embranquecendo a massa cinzenta. Mas a audição nem é o principal causador desse mal, e sim a visão. Quase todos os pacientes portadores de cabeça de vento se tornaram assim por meio de atividades inúteis, dentre as quais, a campeã é zapear por horas pela internet. Em segundo lugar, assistir o Domingão do Faustão; no terceiro, dá empate técnico entre ver novelas e ler Paulo Coelho.



Nessas horas, é melhor pensar no pior. Ruim mesmo seria se fôssemos profissionais das idéias. Um roteirista de programa de TV, por exemplo. O que ele faz no caso de bloqueio criativo? É tão desesperador quanto um atacante que não faz gol.


Ex-BBB assediado por paparazzi


Funesta, mesmo, é a falta de assunto jornalístico. Nesses casos, o botão automático dos produtores, hoje em dia é falar de algum ex-BBB. Em 10 edições, a Globo vomitou uns 200 pseudo-famosos para ser destrinchados por repórteres desocupados.


Num encontro com uma garota, a dificuldade no desenvolvimento de um bom assunto pode ser desesperadora. Quanto mais se pensa em algo interessante, mais páginas em branco do Word vêm à mente. Por outro lado, o excesso de papo não é, necessariamente, positivo. Na metade final do encontro com a catiroba moça, se ela desembesta a parlar como uma matraca, é um sinal de uma linda amizade brotando. Mas, se, no momento certo, calam-se os lábios e sobe o som com um fundo musical Good Times, surge, então, a oportunidade para o silêncio continuar, no beijar das bocas. Romântico, né?

Não.

E você, meu caro blogspectador? O que fazer em desesperadoras circunstâncias de inexistência de assunto?

4 comentários:

Anônimo disse...

Sempre depende da situação né?

No caso do blog, é muito difícil ficar sem assunto por causa dos temas que abordo. É mais fácil ficar sem tempo pra escrever sobre tanta coisa...

Em relacionamento... bem, depende também. Tive um namorado com quem adorava passar longos períodos em silêncio, apenas curtindo a companhia. Mas se não houver um bom entrosamento entre duas pessoas, o silêncio pode se tornar um martírio...

Dani Francisco Boyd disse...

Acho que o que mais acontece em blogs é o blogueiro ficar sem assunto. Já me faltou sabedoria (seeeempre) e eu falei sobre isso no meu:

http://piripimpim.blogspot.com/2008/09/quando-se-est-sem-assunto.html

Agora vou te contar... sair com alguém e ficar sem assunto é brabo. E tbm não achei romantico a parte do encontro das bocas. Tinha que ser tu!

Cristina Faraon disse...

O que eu faço? Faço duas coisas que você diz que não devo fazer:

1- "zapear por horas pela internet" costuma render umas postagens legais. A gente lê artigos, idiotices ou coisas brilhantes de blogs alheios, textos mal escritos, opiniões divergentes... Tudo rende. Sim, vagabundear na net é uma dica BOA.

2- Não assisto o Domingão do Faustão mas tô pensando em fazê-lo. Há mil coisas ali para criticar, detonar, comentar. Tipo... assistir "para o mal". he he he.

3- Ler Paulo Coelho costuma ser uma fonte infindável de posts. Eu mesmo tenho em meu blog a série IMPLICANDO COM PAULO COELHO, através da qual eu detono as merdas que ele diz. É divertido - exceto quando ele diz alguma coisa que preste; aí fico sem ação...

4- Leiam meu blog!

Anônimo disse...

Hallo hier im Sexchat.


Dieser Sexchat gibt dir die Möglichkeit mädchen titten und jedemenge andere Sachen,wie Sexgeschichten
Hier in unsrem Sexchat erwarten dich mädchen titten Live Dates
Du suchst Live Dates , sicher bist du hier genau richtig.Ok,stellt sich die Frage,worauf wartest du?
Sexgeschichten chatten als gast ,anmelden .
Du suchst jemand von Basel-Stadt, vieleicht in FreiburgimBreisgau, vieleicht aus Aargau , oder Versoix, in Völkermarkt? Bestimmt ist da jemand dabei.!