quinta-feira, 16 de julho de 2009

Marapanim? Onde fica?




Essa sempre é a pergunta quando quando eu digo que passei um fim de semana em Marapanim, cidade a 140 quilômetros de Belém. Minha resposta mais simples é assim:

- Sabe Marudá?
- Sei, já estive lá três vezes.
- Poisé, faz parte de Marapanim.
- Ahhhh, legal.
- Crispim?
- Também conheço.
- Também faz parte de lá da mesma cidade.
- Aaaah sim!

A maior marca da cidade é o carimbó. Os moradores adoram proclamar que Marapanim é a capital mundial do estilo. E, de fato, esse tipo de música é tocado de um jeito muito melhor por lá. É diferente.





Alguns Marapanim's Facts:

- Em Marapanim, vendedores de fruta fazem lombada na marra para ter um ponto de venda para quem passa de carro;

- Em Marapanim, o locutor de rádio fala "e agora, são exatamente quase meio dia";

- Em Marapanim, urubu morre em colisão com pipa;

- Em Marapanim, há carros de churros com som tocando brega;

- Em Marapanim, há criança de dois anos tocando em grupo de carimbó;

- E velinha de 86 anos no mesmo ofício.





***

Sobre as Praias





A praia de Crispim fica a quase 20 quilômetros do centro da cidade. Ela é bem família. A extensão é enorme, mas a área habitável por veranistas - abrangida por barracas, cadeiras e guarda-sol - é curta, embora suficiente para a quantidade de pessoas que vai para lá.




Marudá, uns 13 quilômetros do centro, é outro esquema. Já é o point da garotada bregueira, de carro turbinado e popsom no bagageiro. Ao contrário de Crispim, não é bem uma área de praia diurna, mas sim de orla noturna, com muitos bares e restaurantes.





É de Marudá o principal ponto de partida para a mítica ilha de Algodoal. Esqueça Crispim e Marudá; lá é totalmente diferente. O público é reggeiro, gente alternativa, tatuada e, segundo as más línguas, maconheira.

Nos fins de semana de julho, os bares por lá têm bandas ao vivo durante o dia inteiro. Não há carros. As caminhadas, para quem não pagar por uma charrete, são extenuantes sob um sol infernal. As noites são incrivelmente bucólicas, místicas e prazerosas.

Talvez por ser tão diferente, Algodoal não faz parte de Marapanim. É administrada pela prefeitura de Maracanã.

Eu pensei em dizer que o Lago da Princesa não é muito diferente do Lago da Coca-cola, de Salinas, mas se eu fizesse isso, seria jurado de morte. Omito, assim, essa parte.

26 comentários:

Anônimo disse...

Ainda que tiveste essa consciência ou irias apanhar, mesmo. O lago da Princesa é encantado, não sabes disso? E se tirares de lá e levares para cidade grande um graveto que seja, a Princesa vai te perturbar, perturbar, te dar dor de cabeça, febre até que voltes e o devolvas. Sério. Pergunta pra quem já passou por isso.

Cristina Faraon disse...

O lago da Princesa dá de mil a zero no Lado da Coca Cola. Poxa, até ofende comparar!!!!!!!!!

Cristina Faraon disse...

1- Não sabia que dar de encontro em pipa poderia ser mortal para urubus. Pois que se soltem mais pipas!

2- Caminhadas sob um sol infernal na verdade são deliciosas. Praia deserta e o prêmio de mergulhar no Lago da Princesa. Ah...

Rafael Faraon disse...

Putz, num conheço nenhum desses lugares...

Anônimo disse...

somos livres para nos expressar..mas infelizmente existem pessoas com um pensamento mediucre igual ao seu...vc é paraense?pois é,sou paraense..e resindo em fortaleza ceara...e as pessoas daqui,dizem q no para so moram indios...entao meu caro considere-se um indio....e dÊ
valor..á esse lugar chamado marapanim...

jonanejoice disse...

não sei o q te causou tanta revolta com marapanim.tu só pode ter sido corno lá.ou teu namorado ter te taido.marapanim não precisa da tua visita seu babaca.marapanim é uam das cidades mais lindas do brasil.seu otário.....

Anônimo disse...

e inacreditável como ainda existe pessoas que pensam de forma tão idiota, o cara mora em fortaleza, uma das cidades de maior violência no brasil, idh extremamente baixo que a unica coisa que tem vantagem e pq fica próximo ao oceano,e um imbecil que nem conhece a cidade vem falar mau,aaaa va se f.....
cara idiota, tamanho paraense papa chibé metido a besta, te toca,tu não conheces um terço do encanto que é o nordeste paraense.....
no minimo, mínimo tu deves ser um liso que não te como viajar e não sei de fortaleza, foste pra sem duvida por o custo de vida ser mas baixo....ei velho vá procura o que fazer

Anônimo disse...

ESSE PAPO DE INDIOS JA TA ULTRAPASSADO POR PESSOAS DE UMA MAIOR CULTURA, SO PESSOAS DE POUCO CONHECIMENTO FALAM ISSO DO PARA,PESSOAS Q TEM UMA CULTURA MAIS EVOLUIDA SABEM Q NA REGIÃO DE BELEM Q ABRANGE TODA ESSA AREA DO LITORAL OU EM GERAL O PARA É O TERCEIRO ESTADO EM IMIGRACÇÃO EXTRANGEIRA NO BRASIL ATRAS DE SÃO PAULO E SANTA CATARINA, E TAMBEM SE SABE Q EM SÃO PAULO TEM INDIOS,NO RIO DE JANEIRO TEM INDIOS, NO SUL TEM INDIOS,ASSIM COMO EM TODO O NORDESTE, INCLUSIVE EM SALVADOR TEM INDIOS DENTRO DA CAPITAL.

Anônimo disse...

ENTÃO MEU AMIGO Q FEZ ESSES TRISTES COMENTARIOS ME DESCULPA MAS TO TE INCLUINDO NA CLASSE DOS SEM CONHECIMENTOS OU INCULTOS OU DOS SEM NOÇAO MESMO PRA TODA ESSAS CLASSES TU SERVE, VAI TE INFORMAR MAIS VAI ADQUIRIR CONHECIMENTO POS COMENTARIOS IGUAL AU TEU SO PESSOAS SEM CONHECIMENTO FAZEM, TU TA NO NORDESTE E ACHA Q TA NA INGLATERRA É AHAHAHAHA,E O SERTÃO ONDE TEM A SECA TU ACHOU LINDO VELHO, TU DEVE SER UM DESSES CABOCOS DO INTERIOR ILUDIDO Q ACAHA Q TA NA INGLATERRA AGORA PO MEU AMIGO Q PENINHA DE TI, O NORDESTINO E CONSIDERADO O IMPREGADO DO BRASIL. AGORA VELHO VOU TE FALAR UMA COISA SE FALA ISSO TUDO DE MARAPANIM É PORQ A REGIÃO DO PARA Q TU PERTENCE ISSO SE TU FOR REALMENTE PARAENSE, E UMA REGIÃO INFERIOR A DE MARAPANIM, E VOU TE FALAR MAIS ESSA REGIÃO AINDA TA EM DESENVOLVIMENTO ENTENDEU CABOCÃO, DESCULPA MAS TU ES UM CABOCÃO PORQ PRA IR PRA OND TU FOI E ACAHR Q FOI PRA UM LUGAR MELHOR TU SO PODE SER UM CABOCÃO MATUTO,

Anônimo disse...

PO MEU AMIGO URUBU MORRER DE COLISÃO COM PIPA A NÃO VELHO É MUITA BESTEIRA CABOCÃO, AS PIPAS DE MARAPANIM SÃO DE CONCRETO É ISSO, E SE O MENINO TOCA TCARIMBO É MAI UM AFIRMATIVO DE Q O MARAPANIENSE VEM DE BERÇO COM A SUA CAPACIDADE DE EVOLUIR E CHEGAR AONDE O IDOSO CHEGA DANCANDO CARIMBÓ, Q SINONIMO DE VITALIDADDE E ALEGRIA Q NOS É INSPIRADO PELOS MARAPANIENSES SE ISSO PRATI É UMA VERGONHA É PORQ TU ES REALMENTE UM CABOCO MATUTO E INCAPAZ, SE TODOS OS BRASILEIROS SE DESENVOLVESSEM ASSIM DES DE CRIANCA, PESSOAS SEM CONHECIMENTO IGUAL A TI SERIA RARO. SOU MARAPANIENSO E COM ORGULHO E TO AQI MEU AMIGO DE OLHA EM TI.

Anônimo disse...

OS ERROS DE DIGITAÇÃO SÃO SO PRESSA DA OUTRA VEZ MELHORA ME AGUARDA.

Antonio Cícero "Spyder" disse...

Cara! Como tem gente mal educada comentando...e ainda tem pessoas que me chamam de grosso, pelo ,menos não escrevo asneiras ofendendo as pessoas.Que o ano de 2011 seja de mais amor no coração para essas pessoas.

Anônimo disse...

Pooow minha gente marapanim e maravilhoso comesando pelo gostozo carinbo.
So um doido pra nao gostar da beleza q essa cidade oferece .

Jr anjoo

restart disse...

Marapanim, terra de mestre Lucindo e do gostoso carimbó, tocado e dançado por gente da gente, terra de prais de água salgada e rios belíssimos de água doce, terra do avuado, do imortal Agripino Conceição e Joaquim Amóras Castro, são tantos mestres de cultura popular que da pra dividir com o estado todo, dos 60 conjuntos carimbó organizados, das bandas de músicas, dos seus poetas. É muita coisa pra falar da terra abençoada do nordeste paraense, Marapanim.

Filiblog disse...

Vocês não entenderam nada, eu adoro Marapanim.

Releiam.

Anônimo disse...

As pessoas não tem culpa de não saber onde fica Marapanim, primeiro por não terem um ensino de qualidade, segundo, mais uma vez, pelo fato dos antecessores e do atual "PREFEITO", que de gestão nada entendem, não primarem pelo desenvolvimento do turismo, ferramenta de suma importância para fomentar da cultura, economia, sociedade e principalmente a divulgação município e a geração de emprego e renda, por esses e outros motivos eu perdoo, essas pessoas vítimas da desinformação...

Anônimo disse...

MARAPANIM É DE FATO UM LUGAR ENCANTADOR, PENA QUE OS PREFEITOS QUE LÉ EXISTEM NÃO D~E VALOR AO MERCADO DE TRABALHO QUE PODRIA SER EXPLORADO COM TAMANHA DIVERSIDADE CULTURAL E DE TURISMO. O CARIMBÓ PERDE DE MIL PARA CARIMDO DE SANTARÉM DIGA-SE DE PASSAGEM, ALGUNS CATORES NEM DÁ PARA ENTEDER O QUE QUE CANTAM.HA, LENDAS SÃO LENDAS E O LAGO DA PRINCESA REALMENTE É MIL, SEM FALAR EM PEIXE FRITO COMO PRATIQUEIRA, TAINHA,BODÓ ENTRE OUTROS QUE SÃO DELICIOSOS...MARAPA TERRA DO ENCANTO. E EM FALAR DE INDIOS QU BOM QUE PENSEM ASSIM POIS AS INDIAS DAQUI SÃO NOSSAS E NINGUEM TASCA.NIGUEM JOGA PEDRA EM ARVORE QUE NÃO DÁ FRUTO LINDONA (GABI AMARANTOS)

rsloureiro disse...

Olá Pessoal que conhece Marapanim, tudo bem?

Eu gostaria de algumas informações sobre Marapanim:

Caso alguém possa me ajudar, por favor, encaminhe um e-mail para rsloureiro.usp@gmail.com que darei maiores informações. Mas sucintamente, é para elaborar um projeto social no município.

Obrigado

Anônimo disse...

Marapanim terra boa cidade do meu xodó onde tem belas garotas e um gostoso CARIMBÓ!
Marapanim,minha terra meu lugar.

Anônimo disse...

eh esse fato de pessoas tirar onda com paraenses definitivamente nos tiram do serio, essas pessoas com complexo de superioridade. nunca se ligam na realidade, somos todos iguais, eu detesto quando alguem fala de uma forma nagradavel de marapanim de nossa cultura de nossas raizes. eu so sinto muito por eu nao. ter a resposta na ponta da lingua pra essas pessoas sem educação. que acham que somos idiotas. idiotas esses imbecis que estudaram nao. tem um pingo de educação, Marapanim-pa minha terrinha querida, vc é meu refugio...

tiago ferreira. disse...

marapanim... terra de muitas belezas. pena que o fidiumasenhora distinta nao a conheça... bem...
probemas tem em todas as cidades... oq ue falta sao pessoas com propsotas para solucionar os problemas...

Anônimo disse...

Amo Marapanim. É o meu lugar. na vdde, fico + em um lugarejo chamado "Araticu-Miri", perto de Marudá. A base de minha família é de Marapanim. Uma galera. Tdo lugar q vc vai tem seu encanto, pq lá existem sereshumanos q vivem sua realidade, felizes, então vc deve respeitar. N existe lugar ruim pra mim. N falo mal de lugar nenhum. Moro atualmente em Marabá, a trabalho. Qdo me perguntam, digo: sem prblemas, terra boa... rsrsrs. Gde abço a tdos. Fiquem com Deus!!!

Sérgio pinho disse...

SÉRGIO PINHO - Eu passei uma boa parte de minha juventude em Marapanim e posso dizer terra boa de gente maravilhosa, e pesso pras pessoas não se ofenderem quando pessoas sem o menor conhecimento falam que em nossa terra só tem indio pois até os nossos indios são 10. Moro em Paraíso do Tocantins e pesso a essa juventude não esclarecida estudem, estudem em vez de tarem formando upiniões enganosas.Maarapanim terraboa de mulheres lindas e homens trabalhadores .Saudade de Maruda , Algudual e das pessoas de lá.Ainda volto pra passear nesta terra maravilhosa. Lembrete para os desacultuados quando os portugueses chegaram ao Brasil em todas as nossas terras só tinha os nossos valorosos indios, por isso antes de de falar qualquer coisa respeitem quem primeiro chegou aqui.Um abraço em todos os Marapaninenses.Meu pai que já fez a grande viagem de ida sem volta, me proporcionou a felicidade de conhecer Marapanim.

Anônimo disse...

Assim como em todos os lugares do Brasil existe locais maravilhosos no Pará também tem, tive oportunidade de conhecer:salinas,mosqueiro , algudual, vigia, monte dourado, outeiro, icuaracy , bragança,monte alegre, todos os lugares bacanas e bom para se passear, mas foi em Marapanim foi inesquecivel . Lembro em eu tinha entrado na Universidade Federal do Par á e ficava ancioso para chegar sexta-feira para pegar o ônibus e ir para Marapanim onde ja me aguardava meu irmão querido Douglas ai nos fazia-mos a festa , foi uma tempo maravilhoso que nós vivemos.Cultura é cultura e nos como cidadões civilizados devemos respeitar.Quem ama sua terra de verdade não escreve escondendo o nome.Ségio Pinho. Um beijo e uma abraço a todo o povo Marapaninense. ,

Anônimo disse...

Assim como em todos os lugares do Brasil existe locais maravilhosos no Pará também tem, tive oportunidade de conhecer:salinas,mosqueiro , algudual, vigia, monte dourado, outeiro, icuaracy , bragança,monte alegre, todos os lugares bacanas e bom para se passear, mas foi em Marapanim foi inesquecivel . Lembro em eu tinha entrado na Universidade Federal do Par á e ficava ancioso para chegar sexta-feira para pegar o ônibus e ir para Marapanim onde ja me aguardava meu irmão querido Douglas ai nos fazia-mos a festa , foi uma tempo maravilhoso que nós vivemos.Cultura é cultura e nos como cidadões civilizados devemos respeitar.Quem ama sua terra de verdade não escreve escondendo o nome.Ségio Pinho. Um beijo e uma abraço a todo o povo Marapaninense. ,

Unknown disse...

q se soltem mais pipas por ser mortal pra esses animais? N to acreditando que li isso :'(